A harmonização orofacial é um dos tratamentos mais procurados e que tem ganho mais espaço dentro dos consultórios odontológicos nos últimos anos.
Pessoas que desejam sempre apresentar uma aparência mais jovem, eliminando os sinais de envelhecimento, optam por esses procedimentos ao invés de buscar por cirurgias plásticas.
Isso porque, a harmonização orofacial é um tratamento não invasivo, traz resultados mais rapidamente e não deixa marcas.
Mas você conhece os tratamentos mais procurados? Se não, leia o nosso texto até o final e descubra.
A Harmonização Orofacial
A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos estéticos que visa equilibrar as proporções do rosto, deixando-o mais simétrico.
Além disso, ele corrige marcas de expressão, elimina rugas e outros traços que apontam os sinais de envelhecimento. Por ser feito dentro de consultórios odontológicos, ele pode atuar com um completo ao tratamento dental, visando um aspecto mais completo da face.
A harmonização orofacial cresceu muito, por isso, em 2019, o CFO (Conselho Federal de Odontologia), reconheceu essa atividade como uma das práticas a serem realizadas por dentistas.
Devido a formação acadêmica em odontologia, o futuro dentista desenvolve um conhecimento completo sobre o crânio, o que facilita no planejamento para escolher qual o melhor tipo de tratamento a ser feito.
Além dos aspectos estéticos, outro ponto importante da harmonização orofacial está relacionado a autoestima das pessoas.
Atualmente, sabemos quanto um rosto jovem e de aparência saudável ajuda no bem-estar, dessa forma muitas pessoas recorrem a essa técnica para se manterem sempre com as características da juventude.
Por isso, além dos cuidados dentais, é comum a busca por um complemento na estética do rosto como um todo, que, quando feito, pelo mesmo profissional tende a ter excelentes resultados.
Entretanto, existem alguns procedimentos que são mais buscados, como a aplicação da Toxina Botulínica, Bichectomia, Fios de sustentação e Preenchimento com ácido hialurônico.
Cada um desses tratamentos procura corrigir algum aspecto da face e tem suas formas de serem realizadas. Portanto, vamos falar um pouco sobre cada uma.
Harmonização orofacial: tratamentos mais procurados
Toxina Botulínica
A toxina botulínica é aplicada para corrigir rugas e linhas de expressão que marcam o rosto. Além disso, ela pode auxiliar em problemas relacionados ao bruxismo, dores de cabeça e sorriso gengival.
Assim, ela é aplicada com uma agulha super fina em pontos estratégicos nos músculos responsáveis pelo movimento facial. Sua aplicação é praticamente indolor.
Em tempo, o procedimento costuma durar 60 minutos e recomenda-se que o paciente volte ao consultório para passar por uma reavaliação. A aplicação costuma durar de 4 a 6 meses.
Bichectomia
A bichectomia é uma cirurgia simples que retira as bolas de Bichat, tecido gorduroso interno, localizado abaixo das maçãs do rosto.
O processo é feito com anestesia local e, por ser um procedimento interno, não deixa marcas de cicatrizes aparentes.
Com a retirada das bolas de Bichat o rosto fica mais fino e alongado, proporcionando harmonia. Seu tempo de recuperação é bem curto também, após três meses o rosto fica completamente desinchado.
Fios de sustentação
Com o tempo, o nosso organismo tende a perder colágeno e, para corrigir esse aspecto, muitas pessoas apostam nos fios de sustentação.
A aplicação é feita como fios tensores e é indicada para eliminar os aspectos de flacidez, podendo ser aplicado no pescoço, papada e contorno do rosto.
Os fios de sustentação são compostos por ácidos e cones absorvíveis, ajudando na produção de colágeno no rosto.
Preenchimento com ácido hialurônico
A aplicação do ácido hialurônico busca preencher e eliminar os espaços do rosto onde se formam rugas e linhas de expressão.
Dessa forma, ele é aplicado em olheiras, malar, lábios, queixo (mento), bigode chinês e rugas do pescoço.
O seu procedimento é rápido, levando em torno de 60 minutos, assim o paciente é liberado logo após finalizar o procedimento.
Evite os sinais de envelhecimento
A perda de colágeno no organismo começa por volta dos 30 anos de idade. Em vista disso, é nessa faixa de idade que os sinais de envelhecimento se tornam mais aparentes.
Por isso, para quem deseja fazer uma harmonização orofacial, a busca por um odontologista experiente e capacitado para realizar os procedimentos é de suma importância.
Portanto, apenas alguém altamente gabaritado poderá fazer uma análise completa do seu rosto e escolher os melhores procedimentos.
E aqui na Profile Studio você encontra especialistas experientes que vão atendê-lo com muito cuidado e carinho, visando o melhor para o seu caso.